terça-feira, 22 de março de 2011

Psicopedagogia auxilia em dificuldades de aprendizagem





As dificuldades de aprendizagem sofridas por crianças e adolescentes no decorrer do período escolar, atualmente, aumentam a procura por profissionais especializados na área.
Um deles é o Psicopedagogo que trabalha a dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de déficit de atenção (TDA) e hiperatividade (TDAH).

Para que o profissional chegue a uma conclusão do caso é realizada uma investigação da queixa que o paciente apresenta, onde são analisadas as situações presente no paciente, os fatos existentes desde a gravidez e as expectativas para o futuro, abrangendo as áreas cognitiva, afetiva e pedagógica, por meio de entrevista de ANAMNESE, sessões lúdicas, provas e testes.

"Cada pessoa é um caso diferenciado e, por isso, mudanças acontecem durante os atendimentos", afirma a Psicopedagoga Renata Constantino, de Matão(SP).

Após o diagnóstico,o próximo passo para o profissional psicopedagogo é o prognóstico e a devolutiva, desenvolvendo técnicas remediativas, orientando pais e professores, estabelecendo contato com outros profissionais das áreas psicológicas, psicomotora, fonoaudiológica e educacional, pois tais dificuldades são multifatoriais em sua origem e, muitas vezes, no seu tratamento.

Em relação ao atendimento psicopedagógico, Renata diz ainda que as quantidades de sessões e o trabalho desenvolvido serão diferenciados para cada paciente em virtude dos distúrbios ou dificuldades não serem as mesmas e cada pessoa ter o seu tempo para aprendizagem.

Sendo que segundo o código de ética da Associação Brasileira da Psicopedagogia “é um campo de atuação em saúde e educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio – família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento”.

Segundo o neurologista Marco Antonio Arruda, de Ribeirão Preto (SP), é de extrema importância conhecer os benefícios da Neuroeducação e compreender que o cérebro pode ser modificado pela prática Pedagógica."Hoje, conhecemos melhor quais as áreas e os circuitos cerebrais encontram-se deficientes e os genes envolvidos nos transtornos. Avanço equivalente houve no tratamento, os medicamentos e terapias utilizados mostram-se cada vez mais eficazes",finaliza.

Mais informações podem ser obtidas no site da associação brasileira de Psicopedagogia www.abpp.com.br.


Matéria publicada no site da UNIARA na Ageuniara, escrita por Fagner Pereira.

Um comentário:

  1. É muito importante que o diagnóstico de crianças com dificuldades seja feito o mais rápido possível, e para isso é necessário que o educador tenha um olhar diferente para os seus alunos, a fim de ajudá- los nas suas dificuldades. Muito Interessante o post.

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