quarta-feira, 25 de maio de 2011

O que são Distúrbios de Aprendizagem?




O que são Distúrbios de Aprendizagem?



Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas por educadores e também pelos responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. Muitas vezes, crianças e adolescentes têm sua imagem denegrida por adjetivos como, por exemplo, preguiçosas e desinteressadas em função da falta de conhecimentos de seus educadores. Existe um grande número de professores que desconhecem os distúrbios de aprendizagem e não possuem as capacidades necessárias para lidar com eles, agindo de forma errônea na execução do seu trabalho. As próprias crianças são o alvo para explicar o fracasso escolar e as responsabilidades por não aprenderem são atribuídas a elas mesmas. Em muitos casos, é desenvolvida uma autoestima negativa e isso pode ser levado até a vida adulta. Além de prejudicar de forma particular essas crianças, ainda impede o desenvolvimento do processo de ensino de uma maneira geral, isentando o sistema de ensino de qualquer erro ou defasagem em sua qualidade. Para analisar as dificuldades de aprendizagem é preciso considerar o processo todo e não apenas a capacidade de quem aprende ou deixa de aprender. Sendo assim, é fundamental que os educadores, de maneira geral, conheçam os problemas mais comuns relacionados à aprendizagem para saber agir diante deles ou, ao menos, encaminhá-los a profissionais especializados.

Os distúrbios de aprendizagem não são caracterizados pela falta de inteligência, mas ao contrário. Muitas das pessoas que os possuem têm QI (Quociente de Inteligência) acima da média. Eles constituem deficiências reversíveis, tendo que receber atenção especial e formas de ensino apropriadas.

As deficiências no processo de aprendizagem podem ter diversas causas que afetam a capacidade dos indivíduos. Exemplos delas são problemas no aparelho auditivo ou na visão, conflitos no ambiente familiar, defasagem na qualidade do ensino, inadaptação ao método utilizado, aversão por determinada matéria, diferenças culturais, problemas sociais como a desnutrição, questões genéticas, ocorrência de acidentes e muitas outras.

Em função da grande quantidade de causas que podem ser atribuídas às dificuldades de aprendizagem, existem muitas crianças que são encaminhadas para tratamentos médicos e psicológicos desnecessariamente. Por isso, é preciso ter claro que o diagnóstico correto de um distúrbio de aprendizagem depende de uma série de procedimentos como o acompanhamento constante da criança, a análise de um especialista e condições adequadas de vida. Muitos dos problemas podem ser resolvidos facilmente e detectar a causa deles evita que a criança passe por situações mais difíceis e desconfortáveis sem que isso seja preciso.

Durante o curso serão abordadas as dificuldades encontradas na realização de atividades como a leitura, a escrita, a fala, funções motoras, raciocínio e habilidades matemáticas. Elas são percebidas, na maioria das vezes, no início do processo de aprendizagem, quando a criança passa a frequentar a escola e surgem diferenças no acompanhamento dos conteúdos com relação aos demais alunos da mesma faixa etária.

A aprendizagem pode ser compreendida como um processo que se realiza no interior do indivíduo e que provoca uma mudança de comportamento. Na sociedade atual, o conhecimento é de extrema importância e tem diferentes significados, atingindo o indivíduo, a família, o meio social, a escola e os educadores. O sucesso escolar para as crianças evidencia o seu desempenho na atuação como aluno; para a família, o sucesso escolar dos filhos se traduz em êxito no cumprimento de seu papel como responsáveis e educadores e, para a escola, alunos com bom desempenho significam profissionais bem sucedidos no futuro.

Sendo assim, faz-se necessário que os distúrbios de aprendizagem sejam conhecidos por todos aqueles que rodeiam o processo educacional, para que seja possível uma atuação em conjunto capaz de trazer resultados efetivos. O que se nota, é que conforme os conteúdos vão aumentando o seu grau de dificuldade e o tempo vai passando, os obstáculos enfrentados pelas crianças também tendem apenas a aumentar, tornando o tratamento cada vez mais difícil e intensificando as demais questões enfrentadas pelos alunos.



 Diferenças entre Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem



Existe uma ampla discussão entre autores e profissionais da área da educação com relação a esse assunto. No entanto, não há um consenso ou uma posição definida para o mesmo. Dessa forma, existe o princípio de que existem determinadas diferenças entre os termos “dificuldades” e “distúrbios” de aprendizagem.

O termo “dificuldades” pode ser usado para designar qualquer tipo de obstáculos encontrados pelos indivíduos no processo de ensino-aprendizagem. Eles podem ser das mais diversas ordens. Muitas vezes, os problemas não estão no aluno, mas ligados a elementos externos que o influenciam. Abaixo você pode ver exemplos de fatores que causam dificuldades na apreensão do conhecimento:

ü   Problemas sociais como a desnutrição

ü   Ausência de motivação

ü   Conflitos familiares

ü   Baixa qualidade do sono

ü   Diferenças culturais

ü  Deficiências na estrutura da educação: salas superlotadas; professores mal remunerados, pouco treinados e sobrecarregados:

ü  Material didático inadequado

ü   Inadequação metodológica

ü   Mudanças no padrão de exigências da escola

ü   Baixo QI (Quociente de Inteligência)

ü   Falta de interesse

ü   Problemas na visão

ü   Problemas na audição

ü   Problemas genéticos

ü   Comprometimentos neurológicos

ü   Problemas de ordem psicopedagógica



Assim, pode-se perceber que, independente da natureza das causas, elas podem gerar dificuldades e até mesmo impedimentos nas capacidades de aprendizado dos indivíduos. Porém, durante este curso, o foco será dado aos Distúrbios de Aprendizagem. Eles também causam dificuldades no processo de aprendizagem, porém suas causas estão ligadas a características específicas dos indivíduos que refletem em dificuldades também específicas como será visto ao longo do curso. Abaixo você pode ver algumas características de pessoas que possuem Distúrbios de Aprendizagem:



ü   Apresentam quociente de inteligência normal, muito próximo da normalidade ou até mesmo superior.

ü   Não apresentam deficiências sensoriais, nem neurológicas significativas.

ü   Possuem rendimento escolar insatisfatório em relação às demais pessoas que se encontram na mesma faixa etária.

ü   Apresentam uma disfunção no sistema nervoso central.

ü   Suas dificuldades são detectadas, na maioria das vezes, no início da alfabetização, quando a criança passa a frequentar a escola e nota -se suas diferenças de aprendizado em relação ao restante do grupo.

ü   Têm dificuldades em um aspecto específico da aprendizagem (leitura, fala escrita, matemática, raciocínio).



Ao contrário das dificuldades de aprendizagem, que podem estar ligadas a problemas externos ou a um conjunto de elementos, os distúrbios de aprendizagem estão mais vinculados ao próprio aluno independente de questões relacionadas, por exemplo, à estrutura geral da educação ou ao ambiente familiar e suas condições econômicas, atingindo a criança em nível individual. Essas questões podem influenciar de forma negativa a aprendizagem, mas não são determinantes nesses casos.

As características que devem ser observadas em crianças que possuem distúrbios de aprendizagem, são dificuldades específicas para a realização de atividades como a leitura, a escrita, a fala, o raciocínio e as habilidades matemáticas. Essas crianças precisam de atenção e tratamentos diferenciados como a ajuda de profissionais especializados, formas diferentes de ensino, escolas com recursos específicos, entre outras.

É preciso estar claro, como já foi dito anteriormente, que a confirmação de um diagnóstico de distúrbio de aprendizagem, depende de um conjunto de fatores e exames específicos. Crianças com dificuldades causadas por outros motivos podem ter seus problemas sanados quando inseridas em ambientes com qualidades diferenciadas de organização, ambientes saudáveis e profissionais capacitados.

As dificuldades de aprendizagem podem ser transitórias quando suas causas são tratadas ou eliminadas, enquanto os distúrbios permanecem pela vida toda, já que são disfunções do sistema nervoso central. Eles também podem e devem ser tratados, porém, essas ações representam alternativas para que as pessoas possam conviver de forma saudável com suas dificuldades e saber como superá-las e não constituem curas definitivas.

Dessa forma, a disfunção neurológica é uma característica fundamental para diferenciar uma criança com distúrbios de aprendizagem daquelas que apenas apresentam algumas dificuldades. Aqueles têm uma relação médica, o que explica o fato de apenas uma pequena parte da população que encontra dificuldades de aprendizagem, terem nos distúrbios as causas de seus problemas.



Material retirado da apostila do Curso de Distúrbios de aprendizagem.


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