quarta-feira, 23 de março de 2011

Uma em cada 700 crianças nasce portadora da síndrome de Down

O estímulo da família e a vontade de aprender levaram Érica Duarte Nublat à faculdade de pedagogia. “Tenho interesse em ensinar tudo para crianças”, conta a pedagoga recém formada. Os colegas e professores foram surpreendidos pela dedicação de Érica. “Quando ela fazia trabalho de grupo, ela arrebentava. Se você falava alguma coisa, ela já estava com a pesquisa na mão, primeiro que nós", lembra a pedagoga Maria Amélia da Cruz, colega de turma.

Enquanto Érica se preparava para a cerimônia de formatura, outros jovens mostravam criatividade numa apresentação no Teatro Nacional. Uma em cada 700 crianças nasce com síndrome de Down, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A alteração genética dificulta ,mas não impede o aprendizado. “Uma criança com síndrome de Down tem condições de fazer qualquer coisa que uma criança comum faça, desde que ela seja bem estimulada”, explica Moema Arcoverde, da Secretaria de Saúde.

Érica agarrou a oportunidade que os pais deram e precisou vencer o preconceito, que veio inclusive de uma professora nos primeiros anos de escola. “Ela falou que eu consigo aprender mais nada. Acho que ela vai se arrepender porque eu estou me formando”, comemora.

O curso de pedagogia tem duração de três anos e meio. A Érica fez em cinco anos e essa foi a única adaptação. Vale destacar que, mesmo sendo portadora de síndrome de Down, ela nunca estudou em escola especial.

A família comemora a conquista. “Quando ela nasceu, é claro que foi um choque pra nós. Então, a gente ficou imaginando: será que ela vai andar, falar. Ela andou com um ano e falou”, relembra a mãe, Valéria Duarte. Érica que agora estudar medicina veterinária

Renata Costa
http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1654606-10041,00-UMA%20EM%20CADA%20CRIANCAS%20NASCE%20PORTADORA%20DA%20SINDROME%20DE%20DOWN.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário