domingo, 20 de março de 2011

Psicopedagogia/psicologia

Psicopedagogia/psicologia


Muitas pessoas confundem psicopedagogia com psicologia. Então, acho pertinente para esclarecimento dessa profissão o texto de Júlia Eugênia Gonçalves. Vejamos:
“A psicopedagogia é uma atividade transdisciplinar que construiu seus postulados a partir de conhecimentos advindos da psicologia e da pedagogia. Não fica restrita apenas à área de interceção entre ambas as atividades de que provém, mas inaugura um novo pensar a respeito do desenvolvimento humano e da estrutura do sujeito que ensina e aprende. Nesse sentido a psicopedagogia é um salto diante da busca de soluções para problemas antigos, é um novo paradigma que busca integrar o homem à sociedade por meio de suas possibilidades de aprender. A aprendizagem humana é objeto de seu estudo. E, não somente no âmbito escolar, mas em qualquer forma do sujeito aprender, pois considera a aprendizagem a matriz da sua própria vida.
A psicopedagogia se instaura a partir da necessidade de atuação frente ao fracasso escolar e às dificuldades de aprendizagem, que não são resolvidas pela psicologia, pela pedagogia ou mesmo a psicanálise. Voltada para o seu próprio objeto, a psicopedagogia só pode se perguntar, pois a pergunta está na base da aprendizagem, que se inaugura como curiosidade, e ela o faz a partir de três instancias:
O desconhecimento - Ninguém conhece tudo, temos que lidar com o desconhecido, com o novo, com o que ainda não conhecemos.
O conhecimento - Todo o ser humano tem conhecimentos já adquiridos.
O desejo de conhecer - Energia que nos impele em direção ao conhecimento.
Em relação aos sujeitos para os quais dirige sua atuação, a psicopedagogia continua inquirindo:
O que ele não conhece e está fazendo falta em sua vida?
Por que não conhece?
O que ele conhece e como fez para conhecer? Como utiliza o que conhece?
O conhecimento é instigante? Aguça-lhe a curiosidade? Ou é significado de algo inatingível, temido e assustador?
A psicopedagogia se volta ao sujeito aprendente, assim como a psicanálise para o sujeito desejante e a epitesmologia genética para o sujeito cognoscente.
O sujeito aprendente da psicopedagogia é constituído a partir do organismo biológico, articulado com a inteligência e o desejo. Da relação entre essas três estruturas ele constrói um corpo apto ou não para aprender.
A intervenção psicpedagógica visa abrir espaços subjetivos e objetivos, onde a autoria de pensamento seja possível, ou seja, onde possa surgir um sujeito aprendente, capaz de aprender. E, de acordo com Alicia Fernandez: Ser aprendente é..... situar-se na articulação entre a informação, o conhecimento e o saber. Constituir-se na dialética de ... Fundar-se no campo do desejo do outro e ser autor não autônomo de sua própria historia, ser sujeito do desejo do Outro e ser autor de sua própria história. Situar-se entre... A responsabilidade que o conhecer exige e a energia desejante que surge do desconhecer insistente. A certeza e a dúvida; o brincar e o trabalhar.
Alicia Fernandez desenvolve um conceito muito importante para a psicopedagogia, o de modalidade de aprendizagem, que é uma maneira pessoal para aproximar-se do conhecimento e para conformar seu saber. É construída desde o nascimento a partir das relações familiares e situações de aprendizagem durante a vida. O diagnóstico é um corte que permite observar a dinâmica da modalidade de aprendizagem, sabendo que tal modalidade tem uma historia que vai sendo construída desde o sujeito e desde o grupo familiar, de acordo com a real experiência de aprendizagem e como foi interpretada por ele e por seus pais. Desta maneira a psicopedagogia olha para o sujeito em sua individualidade, mas integrado nos grupos a que pertence (familiar, social, escolar, etc...) e busca encontrar sua pecualidade como aprendente, ou seja, a modalidade de aprendizagem que lhe é própria. O que lhe interessa são as diferenças que possibilitam compreender o indivíduo como único, apesar de poder estar inserido num determinado tipo de modalidade de aprendizagem.

Rosangela Araújo Netto M. da Silva
Psicopedagoga

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